Como o colesterol alto pode afetar a saúde renal?

Blog de Notícias HRim

No dia Nacional de Controle do Colesterol, é importante lembrarmos sobre os riscos associados ao colesterol alto e seus efeitos na saúde.

Embora a maioria das pessoas esteja ciente de que o colesterol elevado pode levar a problemas cardíacos, muitos desconhecem a relação direta entre o colesterol alto e a saúde renal. Por isso, a equipe do Hrim preparou um artigo para sanar as suas dúvidas!

Afinal, o que é colesterol?

O colesterol é uma substância lipídica naturalmente produzida pelo nosso corpo e também encontrada em alimentos de origem animal.

Quando os níveis de colesterol se tornam excessivos, podem se acumular nas artérias, formando placas que obstruem o fluxo sanguíneo. Essa condição, conhecida como aterosclerose, é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Qual a relação entre colesterol alto e a saúde renal?

Quando as artérias que fornecem sangue aos rins ficam obstruídas devido ao fluxo de colesterol, o fluxo sanguíneo renal é comprometido.

Isso pode levar a danos aos vasos sanguíneos renais, diminuição da função renal e, em casos graves, até mesmo doença renal crônica (DCR).

Como é feita a prevenção?

Para o controle do colesterol alto é importante a adoção de um estilo de vida equilibrado, com a prática de alguns hábitos, entre eles:

Dieta equilibrada
Opte por alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados e gordurosos que podem elevar os seus níveis de colesterol.

Exercícios físicos regulares
Pratique atividades físicas regulares, como caminhadas, natação ou corrida. O exercício ajuda a aumentar o colesterol “bom” (HDL) e reduzir o colesterol “ruim” (LDL).

Controle do peso
Manter um peso saudável é fundamental para controlar os níveis de colesterol. O excesso de peso está associado ao aumento do colesterol LDL e ao risco de desenvolver doenças renais.

Evite fumar e o consumo excessivo de álcool
O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem aumentar os níveis de colesterol e afetar a sua saúde geral e renal.

Consultas médicas regulares
Faça exames regulares para verificar seus níveis de colesterol e pressão arterial. Consulte um médico para obter orientações personalizadas e monitoramento adequado.

Ao adotar essas medidas preventivas e controlar o colesterol, não estamos apenas protegendo nossa saúde cardiovascular, mas também garantindo a preservação da função renal adequada ao longo dos anos.

Lembre-se de que cuidar do seu colesterol é uma forma de demonstrar amor e respeito pelo seu corpo e pelo seu bem-estar!

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp