Qual é a função do rim no corpo humano

Blog de Notícias HRim

 Você sabe quais são as funções dos rins no corpo humano?

Com tamanho aproximado de 12 centímetros e pesando cerca de 150g cada, os rins estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Eles são considerados órgãos nobres, pois desenvolvem papéis imprescindíveis à vida. Mas, afinal, quais são as funções dos rins no corpo humano?

 

Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico. Mas existem outras tarefas importantes realizadas por esses órgãos. Confira a seguir!

 

Entendendo o trabalho dos rins

Esses órgãos ainda são responsáveis por proporcionar um constante equilíbrio hídrico no corpo, uma vez que eliminam o excesso de água, sais e eletrólitos do organismo. Com isso, ocorre uma diminuição nas chances do aumento da pressão arterial e do aparecimento de edemas. 

Além disso, são os rins que participam na produção de determinados hormônios, como a eritropoetina (que atua na formação de glóbulos vermelhos), a vitamina D (que colabora com a absorção do cálcio para favorecer o fortalecimento dos ossos) e a renina (que participa da regulação de pressão arterial).

 

Quando algo está errado com os rins

Por serem órgãos essenciais para a vida, é preciso estar sempre atento a qualquer sinal de problema com os rins. Os sintomas mais comuns que aparecem quando a funcionalidade dos rins está comprometida são:

*Sangue na urina ou urina espumosa

*Edemas (inchaços)

*Cansaço

*Anemia

*Dores nas costas

*Redução do volume da urina

*Perda do apetite, náuseas e vômitos 

Se perceber qualquer um desses indícios, procure um nefrologista imediatamente. 

 

FONTES: Blog do Dráuzio Varella