Especialidades

Transplantes

O transplante renal é a substituição dos rins doentes por um rim saudável de um doador vivo ou cadavérico e é o tratamento de escolha para os pacientes com doença renal terminal ou para a melhoria da qualidade de vida sendo, atualmente, o recurso mais próximo dos rins normais.

O Hrim é o centro hospitalar que mais faz transplantes renais do mundo, tornando-se ao longo dos anos referência mundial nessa especialidade.  O mais jovem transplantado recebeu o rim com 2 anos de idade e o mais idoso com 76.

Atualmente fazemos cerca de 900 procedimentos por ano, um recorde no mundo, que rendeu novas chances de vida para milhares de pessoas, sendo que 80% dos nossos pacientes são provenientes do serviço publico de saúde – SUS

Além disso, o Hrim é a instituição hospitalar que mais capacita profissionais para a área de transplantes, recebendo profissionais de todo o Brasil e América Latina para serem capacitados na prática de transplantes.

Nosso hospital é responsáveis pela captação em uma região de 7 milhões de habitantes  – região sul da grande São Paulo,  Santos e toda a baixada santista, correspondendo a 110 hospitais.

  • Urologia
  • Hemodiálise
  • Terapia Renal Substitutiva

Os pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC) apresentam como alternativa terapêutica a hemodiálise e a diálise peritoneal ambulatorial.
O Hrim oferece ambas as modalidades em Unidades com infraestrutura adequada e equipe multiprofissional especializada.


Hemodiálise

A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue através de equipamentos que utilizam membranas especiais que por processo de osmose retira do sangue toxinas, excesso de sal e líquidos.
Nos portadores de DRC este procedimento controla a pressão arterial e mantém o equilíbrio de diversas substâncias químicas como a ureia, a creatinina, o sódio, o potássio e os cloretos essenciais na manutenção da vida.

As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente 3 vezes por semana, com duração de 4 horas cada.

O Hrim possui duas unidades de hemodiálise, uma Intra-hospitalar e outra satélite com capacidade para atender 230 pacientes.
A equipe diretamente envolvida no atendimento aos pacientes é composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

  • O horário de atendimento do setor de hemodiálise é de segunda a sábado, das 6h às 21h.
  • Unidade Satélite – Rua Pedro de Toledo, 282. Fone: 59048499 Fax: 55721862
  • Unidade Intra-Hospitalar – Rua Borges Lagoa, 960 – 4°andar. Fone: 50878144

Os turnos de hemodiálise oferecidos são:

  • Segundas, quartas e sextas – das 6h às 10h/ das 11h às 15h e das 16h às 20h
  • Terças, quintas e sábados – das 6h às 10h/das 11h às 15h e das 16h às 20h

Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

O setor de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hrim se destaca por tratar doenças cardiovasculares associadas à nefropatia crônica, tanto para pacientes em programa de hemodiálise, como transplantados renais. Isto não surpreende, uma vez que os principais fatores de risco para a doença arterial coronariana, como diabetes, hipertensão e dislipidemia, são também os fatores de risco para a doença renal crônica.

O setor conta com equipamentos como: eletrocardiógrafo, ecocardiógrafo com Doppler colorido, monitores multifuncionais, cardioversores e desfibriladores, balão de contrapulsação aórtica, equipamento de hemodinâmica e angiocardiografia digital com capacidade de realização de cateterismos cardíacos e vasculares periféricos, tanto diagnósticos (angiografias) quanto terapêuticos (angioplastia).

Um grande número de pacientes com doenças renais, associadas à doenças cardiovasculares, tem sido tratado com angioplastia coronariana com implante de stent, cirurgia de revascularização miocárdica e cirurgia para correção de valvopatias. De fato, muitos desses pacientes só são liberados para o transplante renal após o tratamento cardíaco.

Atualmente, o setor de cardiologia do Hrim realiza mensalmente mais de 250 cateterismos cardíacos e vasculares periféricos, 30 angioplastias coronarianas e cinco cirurgias cardíacas.

Além dos pacientes renais crônicos e dos transplantados de rim, o serviço de cardiologia também atende pacientes provenientes da rede pública e privada e convênios, prestando assistência a todos os pacientes com patologias cardiovasculares, nos mais variados graus de complexidade.

 


Hipertensão arterial e metabologia cardiovascular

Neste departamento trabalham médicos das disciplinas de nefrologia, endocrinologia, psiquiatria e gastrocirurgia, além de profissionais das áreas de enfermagem, nutrição e psicologia. Atuando em conjunto, esses profissionais oferecem diagnóstico e tratamento para pacientes com hipertensão arterial, diabetes , alteração do perfil lipídico, síndrome metabólico e obesidade. Nesse centro também são avaliados os casos de obesidade mórbida, onde se indicam as cirurgias de correção e acompanhamento pós cirúrgico.

O Centro de hipertensão arterial do Hrim se destaca nos estudos mais recentes sobre casos de diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e alterações metabólicas como a dislipidemia. Além do tratamento convencional das diferentes condições clínicas, esse Centro acompanha, através de protocolos clínicos, os mais avançados procedimentos e tratamentos desenvolvidos no mundo. São atendidos em média 1000 pacientes por mês neste setor.

O Centro de Hipertensão do Hrim possui 12 consultórios e salas de exames.

As consultas são feitas por agendamento