Hrim é também hospital de ensino do MEC – Ministério da Educação e Cultura e conta com uma média de 236 graduandos por ano e 117 pós-graduandos provenientes da UNIFESP.

Sua concepção foi fundamentada na assistência à saúde, ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa clinica e capacitação e atualização permanente de profissionais da área.

Em 1983 os componentes da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), criaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão (IPEPENHI), entidade de direto privado, de fins filantrópicos e não lucrativos – declarada de utilidade pública pelo Decreto Federal em 1988.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa foi criado em maio de 2014 com o objetivo de coordenar, planejar, operacionalizar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em todas as áreas do Hospital do Rim, além de fortalecer a imagem do Hospital do Rim como instituição geradora e difusora de conhecimento, com foco no Transplante.

De 1998 a 2015 foram realizados 65 estudos clínicos no Centro de Pesquisa Clínica. Participamos da maioria dos estudos clínicos internacionais e também foram realizadas pesquisas locais com drogas imunossupressoras.

A pesquisa acadêmica, supervisionada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), tem um importante destaque na instituição. No ano de 2015 foram desenvolvidos 17 trabalhos científicos, sendo 4 teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado. A produção científica do Hospital do Rim em 2015 culminou em 15 publicações em periódicos científicos e 75 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

O Hospital do Rim recebe profissionais da área da saúde para realização de treinamento em transplante renal. De 1998 a 2015 foram recebidos 1.276 médicos, sendo 1.176 do Brasil e 74 médicos provenientes da América Latina (tendo destaque o Peru). São recebidos em média 400 alunos de graduação na área da saúde, sendo mais de 80% da área médica e enfermagem.

Aqui, estudantes de medicina da UNIFESP, do 3º ao 6º ano cumprem parte de sua grade curricular e participam ativamente das atividades assistenciais e didáticas, tendo a oportunidade de conviver com a equipe multiprofissional, além do contato com residentes e pós-graduandos.

A Pós-graduação do Hospital do Rim está vinculada à disciplina de nefrologia da escola paulista de medicina – EPM e engloba programas stricto sensu (mestrado e doutorado). Foram 279 artigos publicados desde 2005 sendo 47 no cenário nacional e 232 artigos no cenário internacional.

Hrim oferece ainda estágios, tanto para outros profissionais da área da saúde (enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição e psicologia), como também para áreas relacionadas à administração hospitalar, como: advocacia, administração, economia, tecnologia da informação e ciências contábeis.

Na área da pesquisa clínica, o Hrim se destaca nos testes realizados com terapias inovadoras, principalmente para aquelas que visam melhorar a qualidade de vida do paciente transplantado.

Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Capes – http://www.capes.gov.br

Universidade Federal de São Paulo – http://www.unifesp.br